CPH 2024: Progressos e desafios na luta contra as hepatites virais

O Congresso Português de Hepatologia, organizado pela Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF), contou com a participação de Cristina Valente, Assistente Hospitalar Graduada em Infeciologia, Diretora do Serviço Doenças Infecciosas da ULS-Coimbra e Coadjuvante do Programa Nacional das Hepatites Virais da Direção-Geral da Saúde (DGS). A especialista trouxe a experiência e insights valiosos sobre a batalha contra as hepatites virais, um tema de importância vital para a saúde pública.

Segundo Cristina Valente, “o Programa Nacional das Hepatites Virais é um programa prioritário da DGS. Tem sido um objetivo da OMS atingir, em 2030, uma redução da incidência de hepatites virais em 90% e uma redução da mortalidade em 65%. O PNHV tem-se empenhado ao longo do seu mandato em contribuir para esse objetivo.”

Destacou, ainda, que “os dados são consistentes com uma tendência crescente no número de testes de Hepatite B e Hepatite C realizados, em contextos diversos da prestação de saúde”, demonstrando o esforço coletivo na promoção da deteção precoce e tratamento eficaz das hepatites virais.

Cristina Valente ressaltou também a importância da abordagem deste tema numa Reunião Nacional de Doenças do Fígado, refletindo o interesse e a parceria necessária entre os profissionais de saúde e os serviços centrais do Ministério da Saúde, incluindo a DGS. “É fundamental que os profissionais acompanhem as atividades, os ganhos e mesmo a projeção que tem Portugal na UE/EEE”, enfatizou.

Ao discutir os desafios enfrentados no terreno, Cristina Valente apontou para a necessidade de agilizar ações que muitas vezes são comprometidas por razões externas ao PNHV. Sublinhou que “este pode ser o momento ideal para a construção de novos caminhos”, incentivando uma abordagem colaborativa e proativa na busca por soluções.

Os participantes do congresso puderam assistir a uma discussão esclarecedora sobre as atividades já realizadas no âmbito do PNHV, bem como a uma reflexão sobre os desafios e oportunidades futuras na luta contra as hepatites virais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

APEF - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PARA O ESTUDO DO FÍGADO
Rua Abranches Ferrão, nº 10 - 14º
1600-001 Lisboa Tel: 217995536 
Fax: 217995538
geral@apef.com.pt

Horário de funcionamento:
9.00 - 13.00, 14.00 - 18.00

Secretariado

Luis Maco
Diretor-Geral
luis.maco@apef.com.pt
Andreia Neto
andreia.neto@apef.com.pt
Teresa Jorge
teresa.jorge@apef.com.pt
Cândida Rodrigues

Tornar-se sócio

É favor enviar ao Presidente da APEF, até 3 meses da data da Assembleia Geral, a proposta devidamente preenchida, assinada por dois sócios titulares da APEF e acompanhada das notas curriculares (resumo cv), para: Geral@apef.com.pt ou para

APEF - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PARA O ESTUDO DO FÍGADO, Rua Abranches Ferrão

Nº10 - 14º 1600-001 Lisboa.

Ficha de Inscrição