CPH 2024: O papel vital da Enfermagem na assistência ao doente hepático

O Congresso Português de Hepatologia, organizado pela Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF), contou com a presença de Rafael Oliveira, Presidente da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Endoscopia e Gastrenterologia. Rafael Oliveira enfatizou a importância da Enfermagem na melhoria da qualidade de vida e na redução de complicações para milhões de pessoas em todo o mundo que sofrem de doenças hepáticas, como cirrose hepática, hepatites virais e esteatose hepática.

Rafael Oliveira ressaltou: “o tratamento e a gestão das doenças hepáticas podem ser complexos e os enfermeiros, nas suas intervenções, tornam-se cruciais na coordenação desses cuidados e na educação dos doentes sobre o tratamento e autocuidado.”

Destacou ainda que “os doentes hepáticos necessitam de monitorização regular e avaliação contínua da sua condição de saúde, tornando o enfermeiro, um pilar fundamental na avaliação dos sintomas, monitorização de exames complementares de diagnóstico e identificação precoce de complicações”.

As intervenções dos enfermeiros são fundamentais na capacitação dos doentes sobre a sua condição de saúde, incluindo dieta, medicação, prevenção de complicações e modificações no estilo de vida. Rafael Oliveira sublinhou também a importância do apoio emocional e psicológico durante o processo de tratamento, tanto para os doentes como para as suas famílias.

Além dos cuidados diretos, os enfermeiros desempenham um papel crucial na prevenção dessas doenças e na promoção da saúde hepática na comunidade, através de campanhas de consciencialização e programas de triagem.

Ao trazer este tema para debate, Rafael Oliveira teve como objetivo promover uma maior compreensão, reconhecimento e valorização das intervenções dos enfermeiros no cuidar do doente hepático, com o objetivo de melhorar os resultados de saúde e a qualidade de vida desses doentes.

Os participantes do congresso tiveram uma experiência educativa, interativa e colaborativa, na qual puderam aprender, discutir e contribuir para o aperfeiçoamento dos cuidados de Enfermagem de qualidade ao doente hepático através das intervenções dos enfermeiros. O enfermeiro acredita que o encontro tenha sido uma plataforma de partilha de experiências pessoais e profissionais no cuidado aos doentes com doenças hepáticas, incluindo desafios vividos e estratégias adotadas com sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

APEF - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PARA O ESTUDO DO FÍGADO
Rua Abranches Ferrão, nº 10 - 14º
1600-001 Lisboa Tel: 217995536 
Fax: 217995538
geral@apef.com.pt

Horário de funcionamento:
9.00 - 13.00, 14.00 - 18.00

Secretariado

Luis Maco
Diretor-Geral
luis.maco@apef.com.pt
Andreia Neto
andreia.neto@apef.com.pt
Teresa Jorge
teresa.jorge@apef.com.pt
Cândida Rodrigues

Tornar-se sócio

É favor enviar ao Presidente da APEF, até 3 meses da data da Assembleia Geral, a proposta devidamente preenchida, assinada por dois sócios titulares da APEF e acompanhada das notas curriculares (resumo cv), para: Geral@apef.com.pt ou para

APEF - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PARA O ESTUDO DO FÍGADO, Rua Abranches Ferrão

Nº10 - 14º 1600-001 Lisboa.

Ficha de Inscrição