In Memoriam Profª. Estela Monteiro

A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado presta homenagem à amiga e colega Profª. Doutora Estela Monteiro, destacado membro da APEF, da qual foi Presidente durante o biénio 2001-2003, que faleceu no passado dia 16 de julho. Leia o In Memoriam.


Foi com profundo pesar que tomámos conhecimento do falecimento da Profª Estela Monteiro, no dia 16 de Julho.

A Profª Estela Monteiro foi Professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, até ser jubilada em 2008. Foi Diretora da Clínica Universitária de Gastrenterologia assim como Diretora do Departamento de Gastrenterologia de 2007 a 2008. Trabalhou mais de 40 anos no Hospital de Santa Maria e na Faculdade de Medicina de Lisboa.

Todos os que a conheceram reconhecem que era uma pessoa dotada de uma grande energia, com objetivos claros e uma enorme dedicação à Gastrenterologia Portuguesa e sobretudo à Hepatologia. Era uma pessoa de causas, com uma grande frontalidade, e alguma intransigência em relação ao que considerava justo. Estas características levaram a que fosse uma pessoa controversa, com muitos amigos, mas criando por vezes polémica.

Contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento e para a projeção nacional e internacional da Gastrenterologia Portuguesa. Foi na área da Hepatologia que mais se distinguiu, tendo sido Presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) e, mais tarde, também da Sociedade Portuguesa de Hepatologia, além de muitos outros cargos. Teve um papel muito importante no desenvolvimento da Transplantação Hepática em Portugal.

Teve também uma carreira internacional, com múltiplas publicações nacionais e internacionais. Foi também convidada para reuniões nacionais e internacionais, realizando múltiplas palestras nas suas áreas de especialidade.

Durante o seu tempo como presidente da APEF, foi muito inovadora, tentou obter dados concretos sobre a realidade nacional da Hepatologia, dar conhecimento aos jovens dos riscos de alguns comportamentos, para a saúde do fígado, através de uma larga campanha nacional nas Escolas. Estes são apenas alguns exemplos das atividades e do espírito da Professora Estela Monteiro. Não é possível em poucas palavras transmitir o que foi um percurso de vida tão variado e de certa forma apaixonado.

Penso que viveu uma vida plena, realizada profissional e pessoalmente. Os últimos anos foram difíceis, pela redução da sua capacidade física, mas mais uma vez revelando o seu espírito de luta, manteve a lucidez e a determinação para enfrentar a doença.

Helena Cortez-Pinto

APEF - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PARA O ESTUDO DO FÍGADO
Rua Abranches Ferrão, nº 10 - 14º
1600-001 Lisboa Tel: 217995536 
Fax: 217995538
geral@apef.com.pt

Horário de funcionamento:
9.00 - 13.00, 14.00 - 18.00

Secretariado

Luis Maco
Diretor-Geral
luis.maco@apef.com.pt
Andreia Neto
andreia.neto@apef.com.pt
Teresa Jorge
teresa.jorge@apef.com.pt
Cândida Rodrigues

Tornar-se sócio

É favor enviar ao Presidente da APEF, até 3 meses da data da Assembleia Geral, a proposta devidamente preenchida, assinada por dois sócios titulares da APEF e acompanhada das notas curriculares (resumo cv), para: Geral@apef.com.pt ou para

APEF - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PARA O ESTUDO DO FÍGADO, Rua Abranches Ferrão

Nº10 - 14º 1600-001 Lisboa.

Ficha de Inscrição