“A importância do fígado na saúde é ainda subvalorizada”

O Congresso Português de Hepatologia – 26.ª Reunião Anual da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) ocorre dos dias 13 a 15 de abril, na Figueira da Foz. Carolina Simões, palestrante da “Conferência I: Diagnóstico e tratamento da hepatite imunomediada”, presidida por Cristina Fonseca, revela mais sobre a sessão, onde teve a oportunidade de se debruçar sobre as inflamações do fígado despoletadas pelo sistema imunitário.

“Os inibidores dos checkpoints imunológicos (ICI) vieram revolucionar a terapêutica da doença oncológica avançada. No entanto, estão associados a efeitos adversos imunorelacionados, entre os quais a hepatite imunomediada. Nesta intervenção, expliquei os mecanismos que levam ao desenvolvimento da hepatite imunomediada, os fatores de risco, prevenção e estratégia terapêutica a aplicar nestes doentes”, começou por apontar Carolina Simões.

A convidada salientou a urgência de não só os gastroenterologistas, mas sim todos os médicos envolvidos no tratamento de doentes oncológicos sob ICI, saberem identificar os doentes em risco de desenvolver hepatite imunomediada e implementar protocolos de vigilância e terapêutica adequadas ao contexto clínico.

Ponderando no ambiente que caracteriza esta condição, a gastroenterologista considerou que o principal desafio assenta no diagnostico diferencial com outras toxicidades hepáticas ou com o envolvimento hepático pela doença oncológica. Já no que diz respeito à fase de tratamento, destaca os casos graves em que deve ser ponderada a suspensão permanente dos ICI, tendo em conta o impacto que esta interrupção pode ter no prognóstico da doença oncológica.

Aproveitou, ainda, para destacar a sua perspetiva sobre o que julga que deve ser feito relativamente ao estado da doença hepática em Portugal, que refere ser uma causa importante de morbilidade e mortalidade. “A importância do fígado na saúde é ainda subvalorizada, pelo que considero importante a implementação de estratégias de prevenção para o publico em geral, incluindo nas escolas. Existem muitas áreas sob investigação. Na minha opinião, o fígado gordo é uma das áreas de maior destaque e para o qual espero que surjam novidades em breve”.

Para finalizar, Carolina Simões mostrou a sua satisfação com esta iniciativa da APEF. “O Congresso Português de Hepatologia reúne médicos de diferentes especialidades e zonas do país com o objetivo de discutir vários temas desde a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença hepática. O evento é importante, pois permite a partilha e atualização de conhecimento e de experiências”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

APEF - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PARA O ESTUDO DO FÍGADO
Rua Abranches Ferrão, nº 10 - 14º
1600-001 Lisboa Tel: 217995536 
Fax: 217995538
geral@apef.com.pt

Horário de funcionamento:
9.00 - 13.00, 14.00 - 18.00

Secretariado

Luis Maco
Diretor-Geral
luis.maco@apef.com.pt
Andreia Neto
andreia.neto@apef.com.pt
Teresa Jorge
teresa.jorge@apef.com.pt
Cândida Rodrigues

Tornar-se sócio

É favor enviar ao Presidente da APEF, até 3 meses da data da Assembleia Geral, a proposta devidamente preenchida, assinada por dois sócios titulares da APEF e acompanhada das notas curriculares (resumo cv), para: Geral@apef.com.pt ou para

APEF - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PARA O ESTUDO DO FÍGADO, Rua Abranches Ferrão

Nº10 - 14º 1600-001 Lisboa.

Ficha de Inscrição