Curso pós-graduado: Doença Hepática Crónica Avançada Descompensada

Armando Carvalho

“Doença Hepática Crónica Avançada Descompensada” é o tema do curso pós-graduado que está a decorrer, neste momento, no âmbito do CPH 2022, destinado, principalmente, a médicos que se dedicam ao estudo e tratamento de doentes hepáticos, sendo especialmente importante para os que estão em formação especializada de Medicina Interna e de Gastrenterologia.

De acordo com Armando Carvalho, diretor da Clínica Universitária de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e presidente desta ação formativa, este curso aborda “vários aspetos da doença hepática crónica descompensada, com o objetivo de contribuir para a formação médica numa patologia muito frequente e com forte impacto na morbilidade e mortalidade”.

“A importância deste curso resulta dos avanços que têm ocorrido no que respeita a conceitos, fisiopatologia, diagnóstico e tratamento das pessoas com doença hepática avançada. São exemplo disso os temas que estão a ser abordados: inflamação e estadiamento da doença hepática avançada, estatinas na prevenção da descompensação, relevância da sarcopenia e fragilidade nestes doentes, impacto da infeção e antibioterapia na cirrose hepática, novas definições para descompensação, descompensação adicional e recompensação, novas terapêuticas na hemorragia digestiva alta, na encefalopatia hepática e na acute on chronic liver failure”, afirma Armando Carvalho.

Quando questionado acerca das suas expectativas para este curso, o médico refere serem “grandes”, tanto em termos de qualidade e interesse prático, como de número de participantes e do impacto que terá na atividade hepatológica.

“Os palestrantes, especialistas nacionais e estrangeiros com conhecimentos e experiência reconhecidos nos assuntos que abordam, garantem um nível muito elevado em todos os temas do programa, extremamente atuais e importantes na nossa atividade diária. Quanto aos participantes, tem-se notado um número crescente de jovens médicos nas diversas sessões sobre temas hepatológicos, pelo que temos muitos interessados no curso, com reflexo positivo na prática clínica e na estimulação de projetos de investigação nesta área. Podemos e devemos ter estudos importantes na doença hepática avançada, sobretudo no que respeita à etiologia mais prevalente entre nós, a doença hepática alcoólica, mas também noutras causas frequentes, como o fígado gordo não alcoólico ou as hepatites virais crónicas”, observa Armando Carvalho.

E termina: “Espero ver no Congresso Português de Hepatologia de 2023 alguns trabalhos inspirados por este curso.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

APEF - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PARA O ESTUDO DO FÍGADO
Rua Abranches Ferrão, nº 10 - 14º
1600-001 Lisboa Tel: 217995536 
Fax: 217995538
geral@apef.com.pt

Horário de funcionamento:
9.00 - 13.00, 14.00 - 18.00

Secretariado

Luis Maco
Diretor-Geral
luis.maco@apef.com.pt
Andreia Neto
andreia.neto@apef.com.pt
Teresa Jorge
teresa.jorge@apef.com.pt
Cândida Rodrigues

Tornar-se sócio

É favor enviar ao Presidente da APEF, até 3 meses da data da Assembleia Geral, a proposta devidamente preenchida, assinada por dois sócios titulares da APEF e acompanhada das notas curriculares (resumo cv), para: Geral@apef.com.pt ou para

APEF - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PARA O ESTUDO DO FÍGADO, Rua Abranches Ferrão

Nº10 - 14º 1600-001 Lisboa.

Ficha de Inscrição