Está a decorrer, neste momento, o Workshop “Fundamentos de Ressonância Magnética em Hepatologia”.
“Este curso em formato de workshop pretende dotar os especialistas clínicos dos fundamentos de um exame de ressonância magnética hepatobiliar e da sua interpretação. Estão a ser apreciados os critérios de qualidade, com impacto na validação clínica e as principais causas de um exame não diagnóstico”, afirma Filipe Caseiro Alves, professor de Radiologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e responsável pela organização desta iniciativa.
De acordo com o especialista, todos os profissionais dedicados à Hepatologia são hoje confrontados, sobretudo em ambiente de reunião multidisciplinar, com a necessidade de compreender o lugar ocupado pela ressonância magnética hepatobiliar no armamentário diagnóstico. “O Curso pretende, de forma interativa, incluindo a discussão de casos clínicos, demonstrar o papel charneira (ou não) desta técnica de imagem”, refere.
E acrescenta: “Assim, todos os que estão diretamente envolvidos em decisões clínicas ficam mais habilitados na utilização de estratégias mais compreensivas, tornando as reuniões multidisciplinares eficazes e refletindo as melhores escolhas em benefício dos pacientes.” Para terminar e quando questionado acerca das suas expectativas acerca deste workshop, Filipe Caseiro Alves responde: “Que os potenciais beneficiários do curso nos deem retorno da utilidade clínica desta ação de formação avançada.”