Relatório da OECD sobre o álcool

A APEF congratula-se com o relatório da OECD em matéria de política do álcool. 

Este relatório analisa as tendências e as disparidades sociais no consumo do álcool. Avalia ainda o impacto das principais políticas de redução do álcool a nível de saúde, da sociedade e da economia. 

Em relação à tendência do consumo, chama a atenção para o fato de que apesar de haver um aumento preocupante do consumo de risco em alguns países, e em grupos, como sejam os jovens e as mulheres, o consumo tem-se mantido estável nos países da OECD com cerca de 9 Litros por adulto, por ano, com um declínio médio de 2,5 % em 20 anos.

Um dos aspetos mais impressionantes relacionados com a disparidade no consumo, é o fator idade, verificando-se que os bebedores precoces têm maior probabilidade de desenvolver dependência em alguma altura nas suas vidas e a ter episódios de dependência mais frequentes e de maior duração.

No que diz respeito à análise das políticas, a análise realizada pela OECD conclui que os maiores ganhos em saúde e esperança de vida podem ser obtidos através das intervenções breves realizadas nos Cuidados Primários, tendo como objetivo os bebedores de risco, e o aumento dos impostos sobre o álcool, levando a um aumento médio de 10% no preço do álcool, medida que afeta todos os bebedores.

APEF - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PARA O ESTUDO DO FÍGADO
Rua Abranches Ferrão, nº 10 - 14º
1600-001 Lisboa Tel: 217995536 
Fax: 217995538
geral@apef.com.pt

Horário de funcionamento:
9.00 - 13.00, 14.00 - 18.00

Secretariado

Luis Maco
Diretor-Geral
luis.maco@apef.com.pt
Andreia Neto
andreia.neto@apef.com.pt
Teresa Jorge
teresa.jorge@apef.com.pt
Cândida Rodrigues

Tornar-se sócio

É favor enviar ao Presidente da APEF, até 3 meses da data da Assembleia Geral, a proposta devidamente preenchida, assinada por dois sócios titulares da APEF e acompanhada das notas curriculares (resumo cv), para: Geral@apef.com.pt ou para

APEF - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PARA O ESTUDO DO FÍGADO, Rua Abranches Ferrão

Nº10 - 14º 1600-001 Lisboa.

Ficha de Inscrição