Registo

Para usufruir de todas as funcionalidades do site APEF deverá estar registado.

Quero registar-me
11.02.2015

Comunicado da APEF

Hepatite C

A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF), vem congratular-se vivamente pelo acordo conseguido pelo Estado Português, para o fornecimento de medicamentos inovadores para o tratamento da Hepatite C. É também motivo de grande satisfação a informação que o financiamento do tratamento não irá depender exclusivamente dos hospitais, existindo uma “dotação centralizada”. Esta componente central, deverá agilizar e facilitar a rápida disponibilização destas terapêuticas aos doentes. 

Propõe-se a definição dos centros e médicos que terão acesso a estes medicamentos, parecendo-nos desejável que todos os  centros que têm vindo a dedicar-se à hepatologia, possam usar estas terapêuticas, de forma a permitir a sua pronta administração a um número significativo de doentes.

Parece-nos importante que a prescrição destes fármacos seja inserida na “estratégia nacional para a abordagem das hepatites virais”, cuja implementação já está em curso. Será também importante uma monitorização cuidadosa das respostas ao tratamento e do número de doentes que estão a ser tratados, com adequada divulgação dos resultados.

Esperamos ainda que este processo decorra a partir deste momento com a agilidade e serenidade desejada por todos. 

A Presidente da APEF

Helena Cortez Pinto