Registo

Para usufruir de todas as funcionalidades do site APEF deverá estar registado.

Quero registar-me

Relatório Anual de Atividades

Relatório do Secretário-Geral, Direção 2014/2015

No último período de 12 meses, a direção reuniu presencialmente por 4 vezes. Um significativo número de decisões foram discutidas por correspondência eletrónica.
Apresento as matérias tratadas pela ordem como foram sendo trazidos para a “Ordem de Trabalhos” e dou-vos a conhecer o estado atual das mesmas.

1. Congresso de Hepatologia: Foi decidido realizar a 18º Reunião Anual da APEF a 13-14 Fevereiro 2015, no Centro Cultural de Belém, para o qual contamos com 52 participantes ativos e um número de assistentes ainda não escrutinado. O Congresso contará com 3 simpósios promovidos pela indústria farmacêutica. Foram aceites 146 trabalhos, dos quais 75 comunicações livres e 71 casos clínicos. 

2. Site APEF: Foi adjudicada, após concurso, a construção de um novo site. O mesmo encontra-se já disponível, em fase de acabamento da introdução de conteúdos.

3. Estudo epidemiológico das hepatites: Foi desenvolvida pressão sobre os  intervenientes para aumentar a celeridade do estudo. Até ao presente foram recrutados 1561 utentes. 

4. LIVER.PT - Registo Nacional de Doenças Hepatológicas: A estrutura e a operacionalização deste registo ficaram concluídas e já se iniciou a introdução de dados. Até ao presente aderiram ao LIVER:PT 14 centros. 

5. Estatuto de Utilidade Publica: Mantida a decisão de atingir este estatuto e, nesse sentido, têm sido coletados os factos relevantes à justificação do interesse público. 

6. Co-organização do “Liver Practice for Hepatologists”, curso colaborativo Brasil/Portugal, da iniciativa da World Gastroenterology Organization, e que teve lugar a 22 Maio 2014

7. Participação na organização da Semana Digestiva 2014, tendo cabido à APEF a responsabilidade da realização do curso pós-graduado e de 2 simpósios clínicos.

8. Co-organização dos “Serões da SPG”.

9. Relação com a tutela: Delegação da direção reuniu por duas vezes com o Diretor Geral de Saúde e o Coordenador do VIH e Hepatites da DGS, a propósito do Plano Nacional das Hepatites.

10. Representação em 3 reuniões promovidas pelo Infarmed e Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica, a propósito da disponibilização das novas terapêuticas na Hepatite C.

11. Participação no Think Tank, do projecto "Consenso Estratégico para a Gestão Integrada da Hepatite C em Portugal"

12. Representação no Fórum Nacional Álcool e Saúde.

13. Criação do Programa de Investigação Cientifica - apoio à internacionalização, destinado a incentivar a publicação e comunicação além-fronteiras.

14. Manutenção da Bolsa de Estágio em Hepatologia APEF/Gilead e criação da Bolsa de Investigação APEF/MSD.

15. Redação de proposta de Alteração aos Estatutos da APEF a ser apreciada na Assembleia Geral

16. Patrocinios científicos: foi concedido o patrocinio cientifico a 5 eventos:

a) Fórum Janssen, na área da Infeção por VIH/SIDA, VHC e co-infeção VIH/VHC,  dias 16 e 17 de Maio em Lisboa;

b) Forum da Hepatite C, no dia 22 de Maio, em Lisboa;

c) Virology  Meeting Point 2014, no dia 24 de Maio de 2014, no Hotel Vila Galé Coimbra ;

d) V Curso de Hepatites Víricas, dia 17 de outubro de 2014;

e) 7 º Curso de Doenças Hepatobiliares, Transplantação Hepática - CHUC-HUC, 28 e 29 de Novembro de 2014.

17. Admissão de novos sócios: A direção aceitou a proposta de 10 sócios titulares e 50 sócios agregados

Relatório lido na Assembleia-Geral, que teve lugar em Lisboa,  a 13 de Fevereiro de 2015

 

Secretário-Geral

Filipe Calinas