Registo

Para usufruir de todas as funcionalidades do site APEF deverá estar registado.

Quero registar-me

Mensagem da Presidente

Os corpos sociais da APEF eleitos para o biénio de 2017-19 vão dar continuidade às actividades desenvolvidas pelas Direções anteriores e promover a inovação necessária e adequada ao tempo presente e aos novos desafios. Pretendemos que a APEF seja a voz da Hepatologia portuguesa, pugnando pela sua afirmação nacional e internacional e pela formação, divulgação e investigação nesta área.

O Congresso Português de Hepatologia, reunião anual da APEF, é e será o principal evento hepatológico nacional, aberto a todos os médicos interessados nesta área e incluindo também a reunião de enfermagem. 

Daremos especial atenção à formação em Hepatologia, designadamente mantendo os cursos anuais para Internos da formação específica, iniciados na Direcção anterior, que despertaram grande interesse e tiveram bastante sucesso. “De novo” queremos organizar outros eventos educacionais, dirigidos a médicos de Medicina Geral e Familiar e à população em geral (nomeadamente, retomando ações em escolas). 

Manteremos também o estímulo ao estudo das doenças hepáticas e das vias biliares, que queremos ampliar através da atribuição de mais bolsas de investigação, de estágios e prémios para os melhores trabalhos apresentados ou publicados.  

Queremos aprofundar as relações científicas entre médicos portugueses e outros profissionais de saúde nacionais e estrangeiros. Continuaremos a excelente colaboração que tem havido com o Brasil, designadamente através das reuniões luso-brasileiras de Hepatologia. Estaremos empenhados em promover cada vez mais a internacionalização da Hepatologia portuguesa.

Para estas e outras tarefas temos uma equipa competente, coesa e determinada, mas contamos com todos os sócios, com os seus comentários e críticas construtivas, para, em conjunto, desenvolvermos a Hepatologia portuguesa, em prol dos nossos projectos, para bem dos nossos doentes.

Adélia Simão

Presidente da APEF